GATILHOS MENTAIS. USE COM SABEDORIA.

 

Talvez você nunca tenha ouvido falar em gatilhos mentais. Mas certamente já aplicou ou for persuadido por alguém que os soube utilizar da forma correta e no momento certo. Pense na seguinte situação: você precisa tomar uma decisão e está numa tremenda dúvida. Então, alguém te faz uma pergunta ou diz alguma coisa que parece iluminar seu pensamento. E pronto! Você finalmente consegue decidir. Parece incrível, não é mesmo? E é. São os gatilhos mentais sendo aplicados com a sutileza de quem sabe o que está fazendo. Aprenda também a aplicá-los e mude sua vida.

 

De acordo com Daniel Kahneman no livro “Rápido e Devagar: Duas formas de pensar”, nosso cérebro trabalha de maneiras diferentes, dependendo da situação. O pensamento rápido, ou fast thinking, busca atalhos para encontrar uma solução rápida. Já no pensamento lento, ou slow thinking, o nosso cérebro precisa de mais tempo para processar a solução, uma vez que encontra uma dificuldade maior para tomar uma decisão. No modo slow thinking é necessário mais lógica para embasar a conclusão. Os gatilhos mentais são aplicados no fast thinking, com o intuito de facilitar o processo de tomada de decisão.

 

Muito utilizados como ferramenta de marketing, os gatilhos mentais têm o poder de alavancar os negócios, uma vez que influenciam diretamente na tomada de decisões das pessoas, que também são os clientes. Confira abaixo alguns exemplos dos gatilhos mentais mais utilizados.

 

#dica1 - GATILHO DA ESCASSEZ


Entrou na loja e ficou na dúvida daquele vestido? Você pensa: “Mas ele não vestiu tão bem. Não era a cor que eu queria. De manga seria melhor”. Eis que a vendedora surge com uma informação que vai mudar sua decisão rapidamente: é o último! E aí? As pessoas tendem a desejar o que é escasso. A lógica é que o que é mais difícil é mais valioso. As lojas costumam utilizar com frequência o gatilho da escassez para alavancar suas vendas. E dá certo.

 

#dica2 - GATILHO PROVA SOCIAL


Quantas vezes você já fez algo porque estava na moda? Isso acontece porque, em muitos casos, nossas decisões e/ou gostos são influenciados por um grupo de pessoas que nos cercam. É o chamado gatilho social. Prova disso são as marcas que ganham notoriedade após contratarem um artista famoso para usarem seus produtos. Basta que alguém com certa influência social utilize algum produto ou serviço para que outras pessoas também queiram utilizar.

 

#dica3 - GATILHO DA CURIOSIDADE


Gerar curiosidade acerca de qualquer assunto é sempre uma forma inteligente de atrair pessoas. E todos nós somos curiosos. É da natureza humana. Para ter sucesso utilizando o gatilho da curiosidade, você precisa usar palavras intrigantes e instigantes. Desta forma, estará induzindo o interesse das pessoas em conhecerem mais a fundo o seu produto ou serviço. Quem nunca clicou naquele botão que dizia “Clique aqui para saber mais”? Se você usar as palavras certas, certamente irá atrair pessoas pela curiosidade. Curioso para saber se dá certo? É só tentar!

 

CLIQUE AQUI E RECEBA GRATUITAMENTE O E-BOOK COM 25 GATILHOS PARA TE AJUDAR A CONQUISTAR SEUS OBJETIVOS.

GATILHOS MENTAIS

 Alexandre Cury - 2019 - Todos os direitos reservados